Saiba porque você pode estar aprendendo como uma criança, segundo a neurociência.

Como o cérebro escolhe como aprender.

Sem tempo para ler? Clique no Play e escute sobre essa pesquisa da neurociência que fala sobre a formas como nosso cérebro escolher aprender:

Uma pesquisa liderada por Caroline Charpentier, uma bolsista de pós-doutorado em neurociência que trabalha no laboratório de John O’Dherty, mostrou como o cérebro escolhe entre dois sistemas neurais responsáveis ​​por aquisição de conhecimento.

O estudo, publicado na revista Neuron, revela pela primeira vez qual estratégia empregar quando confrontado com uma tarefa de aprendizado observacional.

No estudo, os participantes foram colocados em uma maquina de Ressonância magnética funcional, para que seus cérebros fossem monitorados enquanto eles realizavam diferentes tarefas (emulação e imitação).

 

Uma célula chamada neurônio espelho nos permite principalmente quando criança, repetir os comportamentos que observamos.

É por isso que aquele ditado “faça o que eu digo, não faça o que eu falo” não funciona na vida real.

Se você é pai ou responsável de uma criança e quer ela tenha ótimos comportamentos, faça você primeiro que o neurônio espelho vai entrar em ação.

 

 

 

A partir da observação, podemos aprender de duas formas: repetição e emulação.

Repetição é quando repetimos as ações e gestos de um modelo para chegar ao mesmo resultado.

Emulação é quando observamos alguém tendo um resultado e para que possamos ter também, criamos através da imaginação diferentes formas de ter sucesso naquilo.

 

Vamos supor que eu quero aprender a abrir um cofre.

Se eu uso a repetição, tenho que ver como uma pessoa faz para depois fazer a mesma coisa.

Se eu uso a emulação, penso em várias soluções possíveis imaginando como alguém pode ter conseguido. Eu posso pegar um cerrote, uma bomba ou contratar um especialista.

 

Em outras palavras, uso do raciocínio lógico. Dessa forma usamos mais nossa neurologia que nos permite mais probabilidade de sucesso:

Como o cérebro escolhe como aprender

 

O cérebro de um adulto prefere a emulação se tiver habilidade e conhecimento pra tal, mas se não tiver recursos disponíveis, volta a “ser criança” e utiliza do neurônio espelho para o aprendizado por repetição.

Sabemos que uma criança não pode solucionar nossos problemas e este artigo explica o motivo. Sua forma de aprendizado é limitada a repetições.

 

Você finalmente chegou ao lugar certo - Empresa On Line de Sucesso

 

Pense em um empresário que deseja ter os mesmo resultados de um líder de sucesso. Sem know-how ele teria que se encontrar diariamente com com este líder para que com horas e horas de observação possa começar a repetir as ações certas.

A melhor solução nesse caso, está claro que é a emulação. Se este empresário tem o conhecimento e prática necessária, ele poderia criar diversas alternativas através da imaginação e testa-las até chegar ao resultado que deseja.

 

9 habilidades essenciais para o profissional de Recursos Humanos ...

Chegamos à conclusão que se queremos alcançar nossos objetivos, resolver nossos problemas e ter uma vida melhor. Devemos então criar flexibilidade desenvolvendo mais habilidades, experiências e conhecimentos em diferentes áreas.

Muitas pessoas depois de passar por momentos ruins, começam a se limitar e se impedem de emular porque acreditam que não tem capacidade. Uma das coisas que mais gosto na PNL é justamente tomar o controle do que acredita (crenças limitantes).

Por mais que alguém ainda não tenha a capacidade necessária, se ela acredita com cada fibra da alma que pode chegar a excelência, certamente vai agir diferente desenvolvendo a si mesmo e por consequência construindo habilidades novas.