4 passos simples para empreendedores enfrentarem a crise financeira

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A temida crise no mercado brasileiro, que até então não passava de marolinha, veio com tudo nos últimos anos. De acordo com a Folha de S. Paulo, estamos enfrentando a pior crise econômica dos últimos 20 anos. O país perdeu o selo de bom pagador em 3 importantes agências de classificação de risco: Moody’s, Standard & Poor’s e Fitch. E a tendência é que o cenário econômico piore ainda mais antes de melhorar.

Em meio a este cenário catastrófico, quem empreende no Brasil deve ligar o sinal de alerta e tomar medidas para sobreviver a essa tempestade financeira. Em nossa página, costumamos dar algumas dicas de como empreender na crise. Acompanhe agora um apanhado das mais valiosas e se prepare para vencer:

 

 

 

Fique de olho nas novidades do mercado

Além da falta de recursos é preciso ficar de olho no retorno dos investimentos. As empresas precisam garantir a inovação para não ficarem defasadas em relação aos concorrentes.

A pesquisa da INSEAD mostrou, pela primeira vez, que as tecnologias emergentes, tais como serviços em nuvem, mobilidade e colaboração on-line, estão melhorando a competitividade das empresas. A pesquisa comandada pela principal escola internacional de negócios, em colaboração com a AT&T*, mostra que os que investem forte em novas tecnologias de informação podem dobrar suas chances de serem altamente competitivos – de 35% para 74% – e superar os seus pares.

É na hora da crise que você deve fazer o seu negócio aparecer pois é nos momentos de dificuldades que ocorre a seleção natural do mercado e só quem se garantir e se destacar sobreviverá.

 

Adote estratégias que estão funcionando

Curioso como em toda crise existem pessoas que lucram, enquanto a maioria está sofrendo com o tempo ruim.

Não sei você, mas se eu quero algum resultado, faço questão de conversar com quem já conseguiu e fazer as mesmas coisas que eles fazem.

 

O marketing é a alma do negócio

É de fundamental importância investir no marketing para atrair mais clientes para o seu negócio. Considere realizar uma estratégia de marketing digital que garante a mensuração imediata dos resultados nos mínimos detalhes.

Facebook, Twitter, Instagram aliadas a estratégias de Inbound Marketing são comprovadamente eficazes na hora de fazer sua marca ser vista pelo consumidor final. É altamente recomendado contratar um profissional especialista no assunto. Portanto, pesquise agências ou freelancers que prestam esse tipo de serviço, faça orçamentos e invista na comunicação da sua empresa.

 

Seja visto para ser lembrado

É importante participar de eventos para avaliar como as demais empresas estão lidando com a crise. Nessa situação é possível compartilhar experiências e soluções adotadas por outros empresários. São Paulo, por exemplo, recebe mensalmente diversos eventos voltados ao mundo corporativo. Pesquise na internet onde será o próximo e marque presença. Afinal, quem não é visto, não é lembrado.

 

 

 

Desde o início dos tempos crises existem e acredito que ela sempre vai voltar. Não é o que acontece com você que importa, mas como reage.

Lembre que existem pessoas que mesmo em tempos difíceis conseguem sucesso, agir e pensar parecido dessas pessoas aumenta extremamente as chances de realizar seus objetivos.