Sem tempo para ler? Clique no play e escute sobre os sinais de pessoas ansiosas:
A ansiedade afeta o modo como nos sentimos, nos comportamos e pode ainda manifestar sintomas físicos.
Em um nível leve, ela pode deixar a pessoa inquieta e desatenta. Já em um estágio mais severo pode ter um grande impacto na vida diária afetando a rotina.
Conheça 4 sinais que pessoas ansiosas apresentam:
Conheça 4 sinais de pessoas ansiosas
1 Dificuldades para falar em público
Grande parte dos indivíduos sentem o famoso frio na barriga quando precisam falar com uma numerosa quantidade de pessoas, durante a apresentação de um projeto ou em um treinamento da empresa por exemplo. Se o medo de falar em público é tão forte que nada consegue te manter aliviado, ou se você gasta muito tempo pensando e se preocupando com essas situações antes delas acontecerem, pode ser um sinal de fobia social.
Em muitos casos, a ansiedade se manifesta durante situações cotidianas, como manter o diálogo com alguém, ou comer e beber acompanhado de poucas pessoas.
Nesses casos, os indivíduos com transtorno de ansiedade social costumam sentir que todos os olhos estão sobre elas e junto a isso podem vir tremores, náuseas, suor excessivo ou dificuldade para falar.
Essas reações dificultam a convivência em sociedade, manter contato com novas pessoas, ter relacionamentos amorosos e progredir na escola ou no trabalho.
A dificuldade em conseguir dormir por algumas horas seguidas está ligada a um grande número de condições de saúde, tanto física quanto psicológica. É comum se revirar na cama na véspera de uma entrevista de emprego, por exemplo.
No entanto, ficar acordado por muitas noites seguidas se preocupando com os problemas do dia a dia ou sem motivo aparente pode ser sinal de transtorno de ansiedade.
Um dos principais sintomas das pessoas ansiosas é se preocupar demais com tudo, inclusive com assuntos que não merecem tanta atenção. A situação fica preocupante quando essa preocupação gera pensamentos persistentes a ponto de se tornar obcecado com aquilo e interferir na rotina.
Caso tenha se identificado com os itens acima, você pode mudar esse tipo de comportamento com técnicas de respiração e relaxamento muscular.
Quando está ansioso, a respiração fica mais rápida ocasionando a hiperventilação. Isso pode gerar tontura, falta de ar, formigamento nas mãos e pés. A respiração profunda feita pelo diafragma ajuda a regular o organismo e o sistema nervoso. É necessário respirar lenta e profundamente observando o movimento realizado.
O relaxamento muscular auxilia a reduzir ou afastar as aflições. A técnica consiste em contrair e, em seguida, descontrair diferentes grupos musculares. Com o corpo relaxado, a mente focará na sensação de bem-estar afastando os pensamentos negativos.