Técnicas de relaxamento: 4 dicas eficientes para controle do estresse

Sem tempo para ler? Clique no play e aprenda técnicas para relaxar onde quiser:

Você já teve momentos estressantes e momentos calmos, relaxantes. Isso significa que seu cérebro é capaz de reproduzir essas duas sensações quando quiser.

Sim, você pode se sentir relaxado quando quiser, mesmo que esteja em um engarrafamento, escritório ou em cima de um palco na frente de 200 pessoas.

Quer saber como? Continue lendo este artigo

 

Técnica de relaxamento: 4 dicas eficientes para controle do estresse

Libere a tensão

As tensões vão se acumulando nos nossos corpos sem que notemos. Para que você consiga controlar esse acúmulo, é necessário entrar em um equilíbrio por meio do relaxamento. O exercício é simples.

Escolha uma parte do seu corpo e contraia por 1 segundo. Solte essa mesma musculatura por 3 segundos. Você pode aumentar a intensidade desse exercício contraindo a musculatura por mais tempo, porém, deve soltá-la em um tempo três vezes superior ao contraído.

Essa técnica de relaxamento é excelente para ser aplicada em situações irritantes como os congestionamentos, as filas de banco e no trabalho.

 

Prolongar a respiração

técnicas de relaxamento

Pode parecer bobagem, mas não é. Respirar fundo várias vezes ao dia ajuda a oxigenar o seu corpo e a manter a sua mente tranquila. Pratique a respiração profunda em um conjunto de 10 a cada vez nos seguintes momentos: antes de dormir, quando se sentir ansioso ou tenso, antes e depois de trabalhos complicados e ao acordar.

Quando você prolongar a respiração, inspirando pela boca e expirando pelo nariz, devagar, com calma, isso faz com que você sinta o efeito imediato do relaxamento muscular. Já reparou que quando você sente muita pressão a sua respiração fica curta, ofegante? É exatamente isso que essa técnica de relaxamento combaterá.

 

 

Dar valor ao senso de humor

técnicas de relaxamento: humor

Se você rir de algo que antes te estressava ou provocava medo, sua química no corpo mudará instantaneamente e mudará também como se sente.

Pratique este exercício para associar boas sensações aos pensamentos que atrapalham a qualidade de seus dias:

1°passo: Pense em uma sensação que te faz rir.

2°passo: Relembre e reexperimente um momento da sua vida que sentiu essa sensação, veja o que viu, escute o que escutou e sinta o que sentiu.

3°passo: Enquanto sente essa sensação boa, feche as mãos com firmeza.

4°passo: Repita os passos 2 e 3 até gerar as mesmas sensações boas da lembrança, ao fechar as mãos.

5°passo: Agora que apenas fechando as mãos você produz boas sensações, feche as mãos e pense nos pensamentos que antes te geravam estresse. Repita esse processo 5x.

Você vai notar que ao pensar nesses pensamentos, ao invés de estresse, se sentirá bem.

 

 

Relaxamento natural

técnicas de relaxamento

15 minutos por dia é o bastante para que a longo prazo você experimente uma quantidade de relaxamento e calma que jamais teve.

1°passo: Sente em um lugar confortável

2°passo: Inspire pela boca e expire com calma e devagar pelo nariz 3 vezes seguidas.

3°passo: Feche os olhos e pense em um momento em que se sentiu bem e relaxado. Entre na lembrança, veja o que viu, escute o que escutou e sinta como se sentiu. Aproveite essa lembrança com calma.

4°passo: Fale com você internamente em uma voz calma, relaxante e imagine a sensação de relaxamento se espalhando pelo seu corpo todo.

5°passo: Repita os passos 2, 3 e 4 até se sentir muito bem.

 

 

 

Não sei se você já percebeu que tem o controle do seu corpo e suas emoções. Eu sei que depois de praticar esses exercícios diariamente, poderá se sentir bem quando quiser e cada vez ficará mais fácil, quanto mais fácil for se sentir bem, melhor sua vida será.

Espero que se beneficie desse artigo e use esse conhecimento que eu pratico para controlar como me sinto.

Se esse artigo ajudou, por favor, compartilhe-o com seus amigos. Desse modo, todos saímos ganhando.