5 dicas para melhorar o aprendizado

Sem tempo para ler? Aperte o play e escute sobre as formas de melhorar seu aprendizado:

 

Você passa horas e horas lendo livros, revisando matérias, olhando anotações e o conteúdo não entra na sua mente. Esse é um problema de muitos estudantes, concurseiros e universitários, sejam eles iniciantes ou não.

Pode parecer clichê, mas o que vale não é a quantidade de tempo que você passou estudando e sim a qualidade do mesmo. É melhor passar uma hora por dia adquirindo conhecimento de maneira eficiente do que ficar o dia inteiro tentando aprender sem absorver nada.

Veja 5 dicas valiosas que podem ajudar a melhorar a qualidade do seu aprendizado:

 

 

5 dicas para melhorar o aprendizado

1 – Prepare o ambiente

Escolha um ambiente iluminado, com o menor barulho possível e organizado.

Dê preferência a uma mesa ou escrivaninha, você passou parte da vida estudando dessa forma e o cérebro já está acostumado com isso, facilitando a concentração ao ficar nessa postura. Evite usar o sofá ou a cama para estudar, pois o seu corpo entende que esses lugares são usados para relaxar e as chances de dormir em cima dos livros vão aumentar.

 

2 – Evite distrações

É importante ter disposição e evitar as distrações que possam atrapalhar durante o estudo. Desligue o celular, a televisão, se desconecte das redes sociais, skype ou qualquer outra coisa que possa tirar a sua atenção.

Confira dicas de como evitar distrações.

 

3 – Controle seus pensamentos

O estado emocional influencia, e muito, na hora de estudar. Se você começa a pensar que o conteúdo é chato, seu cérebro vai fazer com que você boceje, fique incomodado e tente de tudo para encerrar esse momento “entediante”. Imagine as coisas úteis que poderá fazer com os conceitos aprendidos e visualize os sonhos que vai alcançar ao finalizar os estudos.

 

Leia também:
Fortaleça sua memória em 5 passos 
4 atitudes de pessoas otimistas 

 

4 – Mantenha o foco

O excesso de preocupações faz o cérebro se desligar por alguns momentos e te impede de absorver novos temas.

Para manter o foco, é preciso esvaziar a mente desses pensamentos, para isso podem ser usados gerenciadores de tarefas que organizam os afazeres do dia a dia, assim você não precisa se atentar com um compromisso programado para a semana seguinte e mantém a concentração nos estudos.

 

5 – Descanse

As pausas entre os estudos são necessárias para recarregar a energia. Uma boa técnica é estudar por 45 minutos, que é o tempo máximo que alguém consegue se concentrar em uma tarefa, na média, e pausar por 15 e 20 minutos antes de recomeçar. Esse tempo pode variar, portanto fique atento aos sinais da sua mente.