4 atitudes de pessoas otimistas

Sem tempo para ler? Clique aqui e escute sobre as 4 atitudes de pessoas otimistas:

Pessoas que possuem um ar otimista são mais saudáveis e produtivas do que seus pares pessimistas. Elas ficam gripadas com menos frequência, lidam melhor com problemas diários e possuem níveis mais baixos de estresse. 

E você? Pode se tornar um otimista? 

A resposta é: SIM!

O otimismo não é uma habilidade que apenas algumas pessoas sortudas possuem, ele pode ser aprendido.

Confira 4 coisas que pessoas otimistas fazem:

 

 

1 Otimizam todas as opções disponíveis.

Muitas pessoas se irritam com indivíduos “muito otimistas”, mas essa é uma interpretação errada da diferença entre ser otimista e idealista.

Um otimista não é ingênuo, não está em negação, muito menos cego para as realidades da vida. Ele acredita no uso otimizado de todas as suas alternativas disponíveis, não importa quão restritas elas sejam. Como resultado, está apto para ver o plano geral das coisas. Visualiza e administra as possibilidades atuais. Em outras palavras, são flexíveis e conseguem enxergar opções de ação

 

2 Se respeitam pelo que são.

Quando criança, você corre, pula, dança e canta sem se preocupar com o que os outros irão pensar de você. Não precisa da aprovação constante de todos, porque no fundo sabe que é incrível.

Ao crescer, a pressão dos amigos, a influência da mídia e da sociedade começa a te consumir. Você compara o seu corpo, estilo de vida, carreira e relacionamentos com as demais pessoas. Ao se dar conta de que muitos deles possuem coisas que você não tem, a amargura te faz parar de apreciar tudo de bom que você adquiriu durante a vida.

Os otimistas se defendem desse sentimento de duas maneiras: param de pedir a aprovação alheia fazendo o que sentem ser o certo e acreditam que são boas o bastante do jeito que são.

 

3 Evitam pessoas negativas e criam positividade.

Se você gasta muito tempo ao lado de pessoas negativas, existe uma chance forte de não encontrar motivos para ser feliz. Faça um favor a si mesmo e evite a negatividade alheia. Fique rodeado de amigos que dão apoio emocional e use o tempo com eles em atividades que te faça sorrir.

O otimismo é um comportamento contagiante. Então, passe esse seu novo humor adiante para um amigo ou um estranho com palavras e atitudes gentis. Diga para seu amigo que o visual dele está bom, deixe alguém com poucas compras passar na sua frente na fila do supermercado… O simples ato de fazer algo legal para as pessoas ao seu redor ajudará a criar mais pessoas positivas para interagir.

A vida é tão incrível e curta para desperdiçar tempo com quem não te trata bem. Se reúna com quem te anime quando está pra baixo e então repasse esse comportamento positivo.

 

4 Usam linguagem e gestos positivos.

O modo como você verbaliza e expressa o que acontece na sua vida determina seu humor.

Por exemplo, quando uma pessoa otimista tira uma nota boa em uma prova ela pensa: “Isso aconteceu como eu previ. Estudei muito e meu esforço valeu a pena” enquanto um pessimista poderia dizer: “Fui sortudo em conseguir uma nota boa nessa prova” sem se dar nenhum crédito.

Fale a si mesmo de modo positivo, independente de ter sucesso ou falhar, e você se tornará gradualmente mais otimista.

A linguagem corporal também é importante. O seu sorriso influencia seu humor de maneira positiva. Quando você se sente pra baixo, seu cérebro diz para o seu rosto que você está triste e os seus músculos faciais respondem colocando um olhar severo em seu rosto, que por sua vez transmite uma mensagem de volta para o cérebro dizendo: “Estou me sentindo infeliz.”

Você pode mudar essa reação interna, ajustando os seus músculos faciais em um sorriso para que eles não correspondam ao que você está sentindo. Esta é uma maneira inteligente de mandar uma mensagem ao seu cérebro: “Ei, a vida é muito boa e eu estou fazendo tudo certo.” Seu cérebro vai responder mudando gradualmente o seu humor.

Leia Também:

Sinais de que chegou a hora de mudar seu modo de pensar

Os benefícios da PNL nos relacionamentos afetivos

5 ferramentas da PNL que facilitam sua vida