Você sabe o que é hipnose? Confira 6 curiosidades sobre

Sem tempo para ler? Clique no Play e escute curiosidades referente a Hipnose e seus feitos:

 

 

Segundo a atual definição pela Associação Americana de Psicologia, é um estado de consciência que envolve atenção focada e consciência periférica reduzida, caracterizado por uma maior capacidade de resposta à sugestão.” – Wikipédia

HIPNOSE é uma ferramenta profissional reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM)Conselho Federal de Psicologia (CFP)Organização Mundial da Saúde (OMS) e diversos outros conselhos profissionais afirmam que a Hipnose é uma ferramenta poderosa aliada a processos terapêuticos e a saúde.

O estado de relaxamento profundo e focalizado (transe) permite que a comunicação com o inconsciente seja mais fácil e produtiva, facilitando ajudar o beneficiado a começar hábitos saudáveis, emagrecer e produzir boa sensações. O resultado é uma incrível taxa de sucesso muito mais rápido, comparado a outras formas de terapia.

A seguinte imagem mostra uma pesquisa feita nos EUA por um Psicólogo americano, Alfred A Barrios, Ph.d., no qual os resultados são extraordinários:

Resultados de hipnose na terapia

Saber o que é hipnose é importante para desmistificar certos conceitos popularmente formados e entender seus princípios corretos. Portanto, conheça a seguir 5 mitos e verdades sobre a hipnose e saiba avaliar sua aplicação clínica. Confira!

“O indivíduo pode ser estimulado a realizar uma tarefa fora do contexto”

Verdade –  É a chamada atividade ideomotora. O indivíduo pode ser induzido a simular uma atividade rotineira, como dirigir um carro, praticar movimentos típicos de uma modalidade esportiva ou fazer atividades de escrita, por exemplo. Esse procedimento é aceitável, condiz com os preceitos da hipnose e é utilizado para reduzir a ansiedade quando ocorrem no ambiente real.

“A hipnose pode ser realizada em qualquer pessoa”

Verdade. Ao contrário do que muita gente imagina, Hipnose não é apenas uma pessoa induzindo outra a um estado profundo de relaxamento. Defino a Hipnose como um processo induzido ou auto induzido ao um estado modificado de consciência que produz alguma mudança.

Todos nós já ficamos alguns minutos vagando pelos nossos pensamentos e esquecendo do agora, as vezes lembramos de algo agradável e nos sentimos bem, as vezes imaginamos um futuro atraente que nos faz agir. Realmente não precisamos de um transe profundo para realizar uma mudança.

“O paciente pode não voltar do transe”

Mito. O estado de transe é intermediário entre a vigília e o sono profundo. Portanto, o máximo que pode acontecer é o paciente dormir, de fato.

“A hipnose não aumenta a capacidade de memorização”

Verdade. Por meio da hipnose é possível acessar conteúdos já consolidados no cérebro e relembrá-los durante a sessão. Porém, esse procedimento não potencializa a inserção de novas informações — o paciente submetido à hipnose não apresenta uma “supermemória”.

“A pessoa pode ficar inconsciente durante a sessão de hipnose”

Mito. A inconsciência é um estado profundo em que a pessoa não apresenta as funções cognitivas, modifica o seu estado de alerta e não é capaz de interagir com as pessoas. Na hipnose, essa sintomatologia não acontece.

“Existe perigo em se submeter à hipnose”

Verdade. Apenas se for conduzida por pessoas sem formação adequada, para finalidades não terapêuticas, passando a ideia de algo ritualístico, pode prejudicar não somente o paciente como a percepção da sociedade sobre o procedimento.

 

Agora você sabe um pouco mais sobre Hipnose e como ela pode melhorar sua vida. Quando quiser mudar comportamentos, produzir boas sensações, eliminar medos e até melhorar suas habilidades. Procure por um bom profissional da área e veja seus resultados melhorarem.

Se esse artigo ajudou, por favor, compartilhe-o com seus amigos. Desse modo, todos saímos ganhando.