A vida tem se tornado muito complexa. As pessoas checam e-mails e redes sociais durante o café da manhã, pondo em dia as notícias antes mesmo de entrar no chuveiro. Absorvemos dados através de uma tela com mais frequência do que nunca.
Tem muito mais para ser lembrado e feito nesse mundo conectado. A sensação é que você correu uma maratona logo no início do dia. A parte mais curiosa é que você se sente ocupado tentando atender as necessidades dos outros e esquece de si mesmo na maior parte do tempo.
Acompanhe a seguir algumas estratégias que podem auxiliar você a simplificar sua vida:
1 – Conheça e estimule seus pontos fortes.
Tenha tempo para estabelecer seus pontos fortes e trabalhe usando eles com mais frequência. Aproveitar o seu tempo desenvolvendo áreas que você é forte permitirá que você renda mais no seu trabalho.
Você pode identificar suas forças pensando nas coisas que faz bem. Talvez seja natural para você planejar as coisas, sua maior habilidade pode ser ajudar as pessoas resolverem seus problemas, ou você é bom com números e presta atenção nos detalhes.
Independente do que você faz, não caia na armadilha de acreditar que suas habilidades são apenas aquelas coisas que as outras pessoas acham que você é bom em fazer. O que eles querem dizer na verdade, é que você é bom comparado com eles. Isso é bom, mas é somente uma parte do quebra-cabeças. Foque naquilo que você gosta de fazer e que consegue desenvolver com naturalidade.
Leia Também:
4 hábitos de pessoas mentalmente fortes
Descubra 4 maneiras de libertar sua mente
Práticas diárias que o tornarão mais forte
2 – Pense sobre como você será lembrado.
Já ouviu a expressão: “Seu currículo não será lido no seu funeral”? Isso é verdade. Não nos recordamos das pessoas somente pelas suas conquistas no trabalho.
Mesmo alguém famoso como Steve Jobs, por exemplo, não será lembrado apenas pelo seu currículo. Ele será lembrado também pela sua determinação, criatividade e inteligência. As características que fizeram do seu currículo um sucesso.
Trabalhe os atributos que você deseja que as pessoas lembrem de você, e viva de acordo com elas.
3 – Saiba a diferença entre a preocupação boa e a ruim.
Uma pessoa preocupada gasta muito tempo se sentindo mal com uma situação que pode acontecer, mas ela não planeja ou faz nada a respeito. Já uma pessoa focada, pensa nas opções e possibilidades fazendo um plano lógico para dar o próximo passo partindo para a ação.
Quando está concentrado, você permite que seu planejamento te empodere, não desperdiça seu tempo se preocupando e está focado em como dar o próximo passo. Se sente confortável por já ter pensado em todas as opções e tem uma estratégia para seguir em frente.