Saúde no trabalho: Como combater o Burnout.

Como combater o Burnout.

Sem tempo para ler? Clique no Play e descubra novas formas de como combater o Burnout:

A síndrome de Bornout pode ser definida como um estado físico e mental de exaustão extrema, causado por situações excessivas no trabalho que são altamente estressantes.

O sujeito pode sentir dores, cansaço, desânimo, falta de interesse, irritabilidade, alteração no sono e tristeza excessiva.

E se essas situações não fossem mais estressantes? Ao invés de estresse, você sentisse calma?

Já escutou alguém dizendo: “Trabalhe com o que ama e será feriado todos os dias”?

O que você ama fazer? Você se sente bem quando faz isso, né?

E se você se sentisse da mesma forma trabalhando? Seria ele tão estressante?

Não estou dizendo para largar seu emprego atual e ir atrás de sua “paixão”, estou te apresentando novas opções. Por mais estressante que seja seu trabalho hoje, é completamente possível torna-lo tão prazeroso e relaxante quanto fazer o que você mais ama. Continue lendo este artigo para entender.

Saúde no trabalho: Como combater o Burnout.

 

Como combater o Burnout.

Já existem inúmeros artigos na internet relatando sobre o que é Burnout, suas possíveis causas e sintomas. Alguns dão algumas dicas: procure um profissional, não use álcool e outras drogas.

Então, para que fazer outro igual?

Na introdução desse artigo, tem algumas informações sobre o que é esse problema, mas o objetivo aqui, é apresentar soluções criativas e práticas, para que quando você termine a leitura possa se beneficiar dos exercícios passados.

Obviamente é indicado procurar ajudar de um profissional, mas se de alguma forma te ajudar a ter mais qualidade de vida com esses exercícios, já considerarei o artigo um sucesso.

 

Siga nossas dicas de PNL e Hipnose e pratique nossos exercícios abaixo:   

 

 

Exercícios de relaxamento:

Como combater o Burnout.

O seu foco define o que vai expandir na sua vida. Se constantemente se sente mal por causa de pensamentos inúteis, isso só amplifica, mas felizmente podemos conscientemente gerar sensações boas, até que inconscientemente nosso cérebro automatize um hábito útil.

Da mesma forma que naturalmente seu cérebro gera sensações negativas, é totalmente possível, através de treino, programarmos nosso cérebro para gerar sensações positivas e assim combater o burnout.

1°passo: Sente em um lugar confortável e tenha certeza que não terá distrações pelos próximos 10 minutos.

2°passo: Inspire pelo nariz e expire com calma e devagar pela boca, 3 vezes seguidas.

3°passo: Pense agora, em um momento em que se sentiu muito bem, relaxado e confortável. Entre totalmente nessa lembrança. Veja o que viu, escute o que escutou e sinta como se sentiu.

Aproveite essa lembrança, sinta essa sensação boa passando pelo seu corpo enquanto reexperimenta esse momento bom da sua vida.

4°passo: Fale com você internamente em uma voz calma e relaxante. Lembre-se de respirar cada vez mais profundo e devagar.

5°passo: Repita os passos 2, 3 e 4 até se sentir muito bem.

 

 

Controle seus pensamentos para combater o Burnout:

Pensamento gera sentimento que gera comportamento, então, umas das formas de controlar como nos sentimos é controlando como pensamos.

  • Examine o pensamento que gerou o sentimento ruim. (Lembre de quando se sentiu mal, quais/qual pensamentos geraram/gerou essa sensação?) Talvez quando pensa no seu trabalho, lembra de tarefas ruins ou de momentos chatos.

  • Esse pensamento serão imagens ou cenas. Dentro da sua mente, pegue a cena e congele-o, deixe em preto e branco, encolha até o tamanho de uma moeda coloque longe de você.

  • Se os pensamentos voltarem a forma original, mude-os de novo rapidamente, até que ao pensar neles estarão inofensivos.

 

 

Controle suas emoções:

  • Pense em algo que te deixe estressado

  • Agora repare na sensação de estresse no seu corpo, qual parte do seu corpo começa essa sensação? Para onde ela vai? Em qual direção ela gira? (repare na imagem acima)

  • Reverta a direção da sensação para que ela gire ao contrário. Enquanto faz isso, cada vez mais rápido, vai notar que poderá ter o mesmo pensamento, mas se sentindo diferente

  • Pratique esse exercício regularmente e quando estiver se sentindo mal em qualquer lugar, apenas gire a sensação para o lado oposto até neutraliza-la.

 

 

Associando sensações boas ao trabalho:

Além de podermos eliminar os pensamentos que geram as sensações negativas, ou controlar diretamente revertendo a direção de nossas sensações. Podemos amplificar bons sentimentos e associa-los ao que precisamos fazer.

  • Pergunte a si mesmo como quer se sentir no seu trabalho e crie um pensamento que gere esse sentimento (um bom modo, é lembrar de quando você teve acesso a esse sentimento. Na sua mente veja o que viu e escute o que escutou).

  • Qual parte do seu corpo começa essa sensação? Para onde ela vai? Em qual direção ela gira? Gire cada vez mais rápido para amplificar a sensação boa.

  • Imagine você mesmo se comportando da maneira que quer no trabalho, enquanto gira a sensação boa no seu corpo.

  • Repita esses passos quantas vezes necessário, você vai reparar que ao pensar no comportamento desejado se sentirá muito bem.

 

 

 

Como qualquer habilidade, com a prática, controlar como você se sente se tornará cada vez mais fácil. Você poderá neutralizar sensações ruins, amplificar boas e associa-las a comportamentos úteis.

Use essas técnicas para tornar o exercício físico uma tarefa prazerosa, pois ele é uma excelente ferramenta para aliviar o estresse, ansiedade e consequentemente uma forma ótima de combater o burnout.

O estresse é o 4º maior fator de risco para infarto no país, e agora você tem uma solução natural. Pratique os exercícios e passe para quem você acredita que possa se beneficiar também.

Espero que este artigo tenha sido útil para você.

Se ajudou, por favor, compartilhe-o com seus amigos. Desse modo, todos saímos ganhando.