O excesso de informações do mundo conectado atual faz com que as pessoas percam cada vez mais o foco.
Isso ocorre por diversos motivos: procrastinação, o famoso deixar para mais tarde o que se pode fazer agora, os diversos estímulos visuais que sobrecarregam o cérebro, a falta de confiança que leva o sujeito a não acreditar na sua capacidade de obter o que almeja.
Há duas maneiras para se motivar: pela dor ou pelo prazer. Para nos mantermos motivados, é necessário a combinação das duas. Sempre questionar como será sua vida no futuro caso continue com o mesmo comportamento e como ela será ao realizar mudanças fazendo aquilo que deseja.
É preciso lembrar que a motivação é inconstante, portanto seja realista e saiba que haverá momentos em que será preciso reacendê-la. Por exemplo, ao começar uma dieta e falhar, o importante é persistir e continuar no dia seguinte, ao invés de simplesmente desistir no primeiro obstáculo. Dessa forma, você obterá um resultado efetivo a longo prazo.
Nosso cérebro possui imensa capacidade de processamento, sendo possível traçar diversos objetivos maiores e focar em todos. Para isso, basta organizar em qual momento do seu dia, semana ou mês, estará focado neles. É de extrema importância que eles sejam congruentes entre si. Eles não podem ser opostos ou contraditórios.
Assim, surge a questão: como especificamente priorizo alguma coisa? O mais importante: pelo menos uma vez ao dia, priorize você!
Desenvolvi um sistema de gerenciamento para um cliente e gostei tanto que eu mesmo uso. Funciona assim: