4 lições que todo empreendedor precisa saber

Você ainda acha que o espírito empreendedor é algo natural e intuitivo? Que você tem ou você não tem? Nada disso! Qualquer um pode ter grande sucesso ao empreender.

Se você sempre sonhou em ser um empreendedor, não tenha medo! Saiba que o que separa você, um empreendedor iniciante, de um empreendedor de sucesso não é o talento, e sim a ousadia!

Com algumas dicas, você começará com o pensamento e a ação corretos! Confira as lições que todo o empreendedor precisa saber.

 

 

1. Planeje suas ações sempre a curto, médio e longo prazo

Você sabe como planejar suas ações corretamente? Você sabe o que é ciclo operacional? É um ciclo que se inicia com a compra de matéria-prima com os fornecedores até a efetivação do pagamento pelo seu cliente.

Se esse tempo dura cerca de 180 dias, por exemplo, suas ações de médio prazo se darão nesse período. As ações de curto prazo serão todas cujos efeitos aparecem antes do final do ciclo operacional. As ações de longo prazo se efetivam após 3 ciclos operacionais.

Você deve ter sempre ações focadas nesses três períodos para obter resultados constantes. Caso tenha apenas ações de longo prazo, poderá correr o risco de se desmotivar por nunca ver resultados mais imediatos. Por outro lado, executando somente ações de curto prazo, você tem resultados imediatos, mas logo sua empresa enfrentará problemas.

 

2. Mantenha sempre seu espírito empreendedor

À medida que as ideias vão saindo do papel e seus desejos vão se realizando, há uma chance de que você se acomode e simplesmente toque seu negócio de acordo com as circunstâncias.

Mas lembre-se sempre que você deve manter sempre a chama do empreendedorismo acesa, buscando novas soluções para tornar processos mais eficientes, elaborando novos produtos e serviços, trazendo novas soluções para seu mercado e cativando seu consumidor.

 

3. Busque sempre conhecimento

O verdadeiro empreendedor é sedento por conhecimento, pois ele entende que essa é a fonte de seu sucesso. Se você busca conhecimento apenas no momento de elaborar alguma ação ou tomar alguma decisão, eles serão sempre circunstanciais.

Agora, se você ficou sempre atento a tudo ao seu redor, a seus fornecedores, clientes e mercado, você perceberá para onde as tendências caminham, quais estão no começo e quais já estão em declínio.

Então, o conhecimento te deixará sempre alerta e nutrirá sua mente com substratos para novas ideias brilhantes.

 

4. Cerque-se de pessoas empreendedoras

Não adianta você ter um espírito inovador, buscando ter um papel positivo no mercado, se seus funcionários não comprarem a ideia. Você poderá ser um entusiasta, mas se sua equipe simplesmente faz o mesmo “feijão com arroz” da sua concorrência…

Portanto, antes de buscar profissionais qualificados (que são, sim, muito importantes), busque espíritos empreendedores, mesmo que você tenha que investir na qualificação deles! Além disso, eles lhe serão gratos e formarão com você uma verdadeira equipe!

 

 

Essas são algumas das diversas dicas que todo o empreendedor deve saber. Lembre-se que o empreendedorismo exige um espírito diferente do tradicional. Um espírito que você tem!

Por isso, as dicas não podem centrar-se somente nos aspectos gerenciais de um negócio. Se for assim, seu empreendimento se tornará uma mera empresa tradicional! Sabemos que você é um sonhador e não deseja ser mediano!

Quais são as suas expectativas e anseios para iniciar no universo empreendedor? Comente!