Lidando com pessoas negativas no trabalho

A negatividade no trabalho é algo que pode prejudicar sua carreira a longo prazo. Pare e pense comigo: você passa no mínimo 8 horas por dia no escritório. Se o seu colega de trabalho vive se lamentando, a chance de você se tornar uma pessoa baixo astral são altas.

Pensando nisso, pesquisei alguns artigos sobre o tema e reuni 4 dicas rápidas de como lidar com pessoas negativas no ambiente corporativo.

Acompanhe a seguir:

 

Tick, Tick, Tick, Tick…. bOOOOOOOMMM

Pessoas negativas adoram falar sempre das coisas que as afligem e ao tocar nestes assuntos, contribuem para que outros também se tornem pessimistas. Em contato com essas pessoas tóxicas, fuja dos “assuntos-bomba” e proponha falar sobre amenidades.

Antes forever alone do que mal acompanhado

Se a negatividade de alguém está afetando seu bem estar, afaste-se dessa pessoa o mais rápido possível. Quando for inevitável o contato, procure manter o pensamento focado e não se deixe influenciar pelas opiniões e comentários da pessoa negativa. Evite comentar algo sobre você e não caia em ciladas.

Não sabia que você era tóxico

As pessoas tóxicas costumam criar grupos tóxicos. Jamais faça parte de grupos assim! Bem, se você quiser ajudar as pessoas poderá conversar com elas. Mas caso seu colega de trabalho decida ser tóxico e goste de viver assim, afaste-se dele. Afaste-se de grupos que supervalorizam a crítica, as notícias ruins, o “não vai dar certo”, a negatividade.

Crie um círculo de proteção reunindo pessoas que tenham uma visão positiva do mundo.

Meça sua negatividade, Parça!

Tenha uma conversa franca com ele. Diga para evitar ficar falando palavras negativas, fofocas, problemas, dificuldades etc. A pessoa deve mudar sua maneira de viver, seu linguajar, ou você se afastará dela (ou pelo menos, você vai parar de dar ouvidos a ela).