Sem tempo para ler? Clique no Play e escute sobre os 4 pensamentos de pessoas generosas:
A generosidade torna nosso mundo mais feliz e saudável. Cada boa ação que praticamos impacta positivamente tanto a vida de quem ajuda quanto de quem é ajudado.
No entanto, nossa sociedade tem almejado e perseguido cada vez mais benefícios próprios: mais posses, riquezas e poder. Buscamos prazer e direcionamos nossa energia para acumular bens materiais, garantirmos mais conforto e luxo. Enquanto isso, existem inúmeras oportunidades diárias para agirmos com generosidade.
Devemos parar de perder essas oportunidades. Acompanhe a seguir 4 características das pessoas generosas e como elas podem transformar sua mentalidade:
1 – Sabem que possuem recursos suficientes para compartilhar.
A mentalidade da competição e acumulação, que os seus recursos só crescem quando o de outra pessoa diminui, é baseado em uma premissa imperfeita. Segundo ela, se alguém atingir o sucesso, as minhas oportunidades de alcançar meus objetivos irão diminuir.
Este tipo de pensamento não faz sentido, pois os recursos físicos, emocionais e financeiros do mundo não são finitos. Eles permanecem crescendo conforme a sociedade se beneficia do sucesso alheio.
2 – Permitem que a generosidade diária os inspire.
Estudos comprovam o que as pessoas generosas já aprenderam e experimentam em primeira mão: ajudar o próximo aumenta a felicidade e beneficia a saúde de quem pratica boas ações.
Somos seres sociáveis, destinados a buscar e encontrar a felicidade amando e cuidando das outras pessoas. E aqueles de nós que se destinam a procurar a realização pessoal apoiando o próximo, encontram rapidamente a plenitude.
Leia Também:
4 hábitos de pessoas mentalmente fortes
Fortaleça sua memória em 5 passos
Descubra 5 comportamentos de quem é feliz
3 – Acreditam que podem mudar o mundo ajudando uma pessoa por vez.
Indivíduos generosos são honestos e admitem que uma pessoa não é capaz de resolver todos os problemas do mundo. Mas isso não os desanimam. Para eles, mudar uma vida dentro do seu círculo de influência já é um sucesso, e um esforço a ser perseguido.
4 – Possuem a consciência de que a vida é curta.
Só possuímos uma chance na vida. Todos sabemos disso, mas nem sempre vivemos levando essa realidade em conta. Aqueles que abraçam plenamente esse fato, no entanto, aprendem a aproveitar melhor vida.
Eles reconhecem que temos pouco tempo para deixar nossa marca no mundo e suas atitudes refletem esse pensamento.