Relacionamentos amorosos são um elemento importante na vida da grande maioria das pessoas, afinal todos precisam amar e ser amados. Porém, como se trata de uma intensa convivência entre indivíduos diferentes, surgem diversos problemas e dificuldades.
A manutenção de um relacionamento não é tarefa das mais fáceis, mas muitas vezes vale o esforço.
Confira algumas dicas que a PNL dá a respeito de relacionamentos:
Os benefícios da PNL nos relacionamentos afetivos
1 – Minimize o desconhecimento do outro, aumentando o seu autoconhecimento
A PNL ensina a pessoa como identificar seus padrões de pensamento e comportamento e para entender bem uma outra pessoa, é extremamente útil que o indivíduo tenha, primeiro, uma boa noção de si mesmo.
Com uma boa noção das mecânicas do raciocínio e comportamento humanos, fica mais fácil entender porque o outro pensa como pensa, como processa suas experiências, quais são suas crenças e valores e tudo isso ajuda a minimizar conflitos.
2 – Respeite o modelo de vida do outro
Cada pessoa tem uma história única de vida, é criada de um jeito diferente, passa por experiências específicas que definem seu modo de pensar e interpretar o mundo. É por isso que há uma forte tendência em sermos parecidos com nossos pais.
Ter conhecimento disso facilita a compreensão das atitudes e motivações das outras pessoas e enfatiza que o modelo de um não é melhor que o outro, são apenas diferentes.
3 – Identifique o canal dominante da outra pessoa
De todos os benefícios da PNL nos relacionamentos afetivos, esse é o que eu mais gosto.
A PNL dedica muita atenção à linguagem, e reforça como é importante estar em sintonia com a outra pessoa, sempre no mesmo código e identificando seu canal dominante. As pessoas podem ser classificadas segundo 3 canais distintos: o auditivo, o visual e o sinestésico. Pessoas auditivas focam nas palavras, no que é dito de fato, sendo mais racionais. Pessoas visuais dão muita atenção ao que é visto, a imagens e aparências. As sinestésicas preferem se comunicar pelo toque físico.
Saber identificar as características principais de cada pessoa facilita muito na comunicação, na emissão e compreensão de mensagens.
4 – Conversem sempre e busquem respostas juntos
O conselho mais comum para relacionamentos e o que mais traz benefícios é manter o diálogo constante. Mais que isso, é realmente um pré-requisito para que qualquer convivência funcione.
5 – Lembre-se que você só tem controle sobre o seu próprio comportamento
Não vale a pena dedicar muitos esforços para mudar os outros. Embora seja recomendável conversar e dar sugestões e conselhos à pessoa amada, no final, ela só vai mudar se ela encontrar em si mesma essa motivação.
Você, porém, tem total controle sobre seu comportamento e suas ações, e vale muito a pena sempre olhar para si mesmo, encontrar o que deve ser mudado e de que forma você pode se adaptar melhor ao seu contexto e, também, aos seus relacionamentos.