Sem tempo para ler? Clique no play e aprenda sobre gestão de tempo para organizar sua rotina:
A verdade é que todo mundo tem um dia de 24 horas, mas alguns conseguem aproveitar melhor o tempo e desempenhar diversas funções.
Sabe qual o segredo?
Gestão de tempo, um ponto que deve fazer parte da sua rotina. Saber utilizar seu tempo é essencial para acompanhar a evolução humana e não ficar para trás.
Quer saber como fazer isso? Confira abaixo algumas dicas para organizar seu tempo de maneira eficiente!
Gestão de tempo: organize sua rotina e cuide melhor de você.
Anote suas tarefas
Para começar a ter sucesso na gestão de tempo, comece pensando como vai se organizar. Você pode escolher uma ferramenta para ajudá-lo, como o Outlook, aplicativos para smartphone ou até mesmo a tradicional agenda.
Assim, você consegue tirar da cabeça tudo que precisa fazer e anotar em um lugar específico e confiável.
Coloque as tarefas em ordem de importância e durante o dia, não passe para outra até finalizar as principais.
Essa é uma ótima maneira de se planejar melhor, ver tudo que precisa fazer e entender o que merece prioridade ou não.
Controle as distrações
Hoje em dia é fácil ficarmos conectados o tempo inteiro, o que é muito bom por um lado, mas um pulo para perder o foco e gastar horas em uma atividade relativamente rápida. O uso do celular, por exemplo, deve ser controlado, pois pode influenciar muito na sua produtividade.
Justamente por isso, é bom saber gerenciar melhor o tempo no trabalho, tendo foco e não se desviando com as distrações que aparecem, não só no ambiente de trabalho, pois sem foco é possível perder tempo de lazer e de sono também.
Coloque um limite no horário de trabalho
Saber que você tem um horário específico para trabalhar pode aumentar significativamente sua produtividade. Quando temos em mente que podemos ficar no trabalho até as 21 horas, não nos empenhamos tanto no horário comercial, pois temos um período maior para realizarmos nossas funções.
A realidade é bem diferente quando esse tempo adicional não existe e, ainda assim, você precisa cumprir todas as suas prioridades.
Tenha um hobby
Gerir bem o tempo tem uma grande relação com a tarefa de cuidar de você, se conhecer melhor e relaxar.
Ao otimizar nosso tempo conseguimos encontrar espaço para essas atividades, para que não acabarmos sugados pela rotina. Portanto, encontre uma atividade que você goste de fazer e priorize na sua agenda, pois assim você terá uma melhor qualidade de vida, descanso e satisfação.
Uma boa gestão de tempo tem uma grande relação com uma rotina equilibrada.
Seja mais organizado
Você sai cedo para trabalhar? Uma maneira de ganhar tempo é já deixar a roupa escolhida e separada. Como a manhã é um período mais confuso e corrido (principalmente se você tem crianças em casa), é bom deixar tudo previamente planejado para não sofrer com possíveis imprevistos.
Eu sei que gastará mais tempo para organizar seus documentos, casa, escritório e etc… Sabemos também que pessoas organizadas otimizam mais seu tempo que é o nosso único recurso limitado. Pratique organização diariamente e será cada vez mais fácil.
Seguindo essas dicas, você consegue aumentar sua produtividade e aprender a fazer uma gestão de tempo mais eficiente — e sair ganhando em diversos aspectos da sua vida. Não deixe de colocá-las em prática!
Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre o que temos produzido, não deixe de nos seguir no Facebook, YouTube, LinkedIn e Twitter e acompanhar tudo por lá!