Sem tempo para ler? Clique no Play e entenda os motivos da má fama do coaching no Brasil:
“Todos precisam de um Coach, Não importa se você é uma jogador de basquetebol, jogador de Tênis, ginasta ou um jogador de bridge”
– Bill Gates
“Todos precisam de um Coach”. Esse é o conselho de um dos homens mais ricos e influentes do mundo.
Ele e outras pessoas bem-sucedidas como Eric Emerson Schmidt (presidente da Google), Serena Williams (Considerada uma das melhores tenistas da história), Hugh Jackman (ator, cantor, e produtor de cinema australiano) se beneficiam desta ferramenta.
Então, como uma ferramenta tão útil se tornou um assunto tão criticado no Brasil?
Continue lendo este artigo, para entender porquê no Brasil o Coaching está com uma péssima reputação e aprender como escolher um bom profissional.
Coaching é um processo, um método que facilita a identificar as mudanças necessárias, a fim de promover ações consistentes, guiando as pessoas do ponto Atual (onde está) até o objetivo desejado.
Se você quer emagrecer, ter mais dinheiro, melhorar sua empresa, suas vendas e até mesmo descobrir em qual área da sua vida precisa melhorar com mais urgência, um coach pode te ajudar.
O Coaching é um dos assuntos mais falados no Brasil e no mundo. Esse mercado é responsável por movimentar, apenas nos EUA, mais de 2,3 bilhões de dólares ao ano.
Uma pesquisa realizada pela Fortune Magazine com 1000 empresas que utilizaram o Coaching, observou que o processo levou a: aumento da produtividade (53%), melhora dos relacionamentos (71%), melhora do trabalho em equipe (67%), redução de conflito (52%), redução de custos (23%) e turn over (12%).
Ou seja, é uma metodologia que funciona e está beneficiando pessoas do mundo todo, não apenas no campo empresarial, mas em todas as áreas.
Com tantos dados positivos e pessoas importantes afirmando a eficiência do coaching, por que no Brasil existe uma fama ruim?
O que está por trás da crítica ao Coaching no Brasil?
Existem vários fatores, sendo os principais:
-
A palavra “Coaching” está na moda.
-
Falta de competência/habilidades de coaches e falta de informação da população referente ao tema.
A palavra “Coaching” está na moda.
O Coaching está tão falado que virou uma “arma” para marketeiros e pessoas querendo se vender.
Com uma rápida pesquisa nas redes sociais é fácil ver situacionistas usando o termo. Pessoas compartilham no Facebook que são:
-Coach quântico
-Coach de reprogramação mental ou de auto estima
-Vocacional ou de saúde (mas na verdade apenas vendem produtos de emagrecimento).
São tantos nomes quanto a criatividade humana pode criar.
A maioria dessas pessoas fazem promessas impossíveis de serem realizadas, dizem que usando o poder da imaginação você pode atrair enormes quantias de dinheiro pra sua vida.
Acreditamos sim, que controlar seus pensamentos é muito importante, mas sem a ação necessária, a única pessoa que terá enormes quantias de dinheiro é quem vende esses serviços.
O que muita gente não sabe é que esses serviços não têm absolutamente nenhuma relação com um processo de Coaching.
Falta de competência de Coaches e ignorância da população.
Em todas as áreas humanas, existem profissionais de excelência e profissionais sem qualidade. No campo do Coaching não poderia ser diferente.
Muitos coaches não estão preparados para exercer a função e entregar os resultados de um bom profissional capacitado. A situação piora quando esse mercado está em alta.
Porque com ajuda do marketing, vender “sessões de coaching” passou a ser mais fácil e o número de frustrações causadas por promessas não cumpridas, está cada vez maior.
Muitas vezes, por falta de conhecimento por parte do atraído, a pessoa não sabe no que está investindo, e como é um assunto muito falado, acredita facilmente em expectativas que não existem, inventadas por oportunistas que “mancham” a metodologia Coaching.
O resultado é uma avalanche de críticas nas redes sociais e até profissionais competentes são prejudicados devido a péssima reputação.
Apesar disso, o Coaching é uma ferramenta excelente e deve ser usada para melhorar a sua vida.
Portanto, separamos algumas dicas que vão te ajuda na hora de escolher um Coach.
Conheça as qualificações do Coach.
O único país do mundo que tem o Coaching como uma profissão regulamentada é a Itália, e mesmo que no Brasil ainda não seja, o Coaching é uma atividade profissional reconhecida e que exige formação e certificação.
Existem diversas entidades e cursos oferecendo formação no Brasil, inclusive nós, a SIPNL.
O Licensed NLP Coach é o nosso curso de formação de Coaching com certificação emitida pela The Society of NLP. Ele tem como pré-requisito que o aluno faça previamente a formação completa em PNL, que engloba os cursos Practitioner e Master Practitioner.
A última etapa da formação, é um teste prático onde os alunos atenderam em sessões profissionais voluntários que queriam participar do processo de Coaching.
O objetivo desse processo de formação, é que nossos alunos se tornem mestres em comportamento e que tenham as habilidades necessárias para entregar os resultados de uma boa sessão de Coaching.
Opte por serviços especializados.
Existem coaches especialistas em atender empresários, atletas, advogados e etc …
Tenha claro em mente o seu objetivo e procure um Coach especializado na área que você precisa.
Imagine que você tem um cachorro branco da raça pug que está com traqueobronquite infecciosa canina (tosse e dificuldade em respirar).
Vamos supor que você tem duas opções de escolha de profissionais:
– Um é um bom veterinário, inclusive algumas pessoas o indicaram.
– O outro, é um veterinário especializado em traqueobronquite infecciosa canina em Pugs de cor branca.
Quem você escolheria?
Busque por resultados.
Converse no mínimo com três pessoas que já tiveram experiência com o coach que você está escolhendo.
Pergunte sobre como o processo o ajudou, as críticas, pontos fortes e pontos fracos.
Se três pessoas indicarem o profissional, pode ter certeza que ele é bom.
O Coaching, existe a mais de 50 anos e vai continuar existindo.
É uma ferramenta poderosa quando bem aplicada, que pode encurtar e facilitar o caminho de onde você está para onde quer ir.
Se está em dúvida sobre contratar um Coach, experimente! Se esforce para achar um bom profissional que te conduzirá da melhor forma para alcançar seus objetivos desejados.