Há alguns anos, fui coach do líder de uma empresa que não liderava sua companhia. Escrevi uma carta para CEOS de outras empresas questionando quais seriam as tarefas e responsabilidades de um líder, o que gerou certa polêmica.
Com os e-mails que recebi, pude notar que poucos líderes entendiam quais eram suas tarefas, como ser efetivo nelas e como fazê-las de forma a obter resultados.
Um líder deve gerenciar processos, pessoas e isso é ainda mais difícil. As empresas se tornam bem sucedidas, em parte, por conta da eficiência que vem da análise e isso é fácil de ensinar.
Nós ensinamos líderes que sabem lidar com números, mas não com pessoas. Ironicamente, números podem ser delegados. Um consultor pode lidar com números, mas não pode lidar com liderança de pessoas.
Posso ajudá-lo com o lado humano da liderança. Meu desejo é possibilitar a acessibilidade deste fator, permitindo a melhoria no trabalho dos gestores.
Vamos explorar o significado de ser um líder e como você pode, hoje mesmo, adotar novas habilidades. Você aprenderá como criar um relacionamento líder-seguidor com as pessoas à sua volta, no qual o líder conquista os seguidores concretizando sua visão.
Não importa se você está procurando melhorar suas habilidades de liderança em um trabalho que você já possui, se é numa posição nova de liderança ou apenas por curiosidade.
O que quero é um comprometimento seu. Comprometa-se a usar o que aprender para ajudar a construir melhores e mais fortes organizações.
Isso é o que um líder faz e este é o seu primeiro passo!