Sem tempo para ler? Clique aqui e escute 3 dicas da neurociência para aumentar suas vendas:
A Neurociência é o estudo científico do sistema nervoso, caracterizada por sua interdisciplinaridade, que transita entre as áreas da química, ciência cognitiva, ciência da computação, engenharia, matemática, genética, filosofia, medicina, psicologia, biologia e ainda outras.
Quando aplicada aos negócios, a neurociência visa o emprego de técnicas para que o cérebro dos colaboradores esteja em um ambiente favorável para tomar decisões apropriadas, ter boas ideias para resolver problemas, inovar e trabalhar em equipe de forma mais eficiente.
Essa ciência também é capaz de influenciar o comportamento dos clientes, otimizando o processo de vendas e a experiência de compras. Preparamos neste post 3 dicas que podem ser aplicadas para alcançar maior sucesso com as suas vendas e interações com seus clientes. Continue acompanhando!
3 dicas de neurociência para aumentar as vendas da sua empresa
1º Ajude seu cliente a acreditar e confiar em você
Parece uma tarefa simples e óbvia, mas a questão-chave no relacionamento com o cliente é a percepção que ele terá sobre o serviço e as interações com sua empresa. Prepare-se para estar disponível, demonstrar que conhece seu cliente, fortalecer a relação de confiança com ele, oferecer sem esperar nada em troca e transmitir conhecimento. Crie (e seja capaz de nutrir) relacionamentos saudáveis que, a cada novo contato, possam ser entendidos como uma verdadeira recompensa para o cliente, uma experiência de consumo verdadeiramente positiva. Veja algumas dicas na implementação deste tópico:
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Conheça seu cliente, pesquise sobre ele, colete dados e informações e utilize-os para personalizar o relacionamento e oferecer experiências que sejam recompensadoras;
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Procure clientes que estejam conectados com seus valores e suas crenças;
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Faça com que haja coerência entre o que sua empresa prega e o que ela entrega;
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Atenção à imagem que você transmite para
o cliente, pois é muito difícil reverter uma imagem negativa, seja ela de atendimento, serviço ou produto.
2º Potencialize e direcione sua comunicação
A comunicação com o cliente, principalmente hoje na era do conhecimento, representa sua maior oportunidade de construir uma boa imagem na mente do consumidor.
Comunicar-se de maneira adequada com seu público alvo é desenvolver uma relação de reconhecimento e confiança. Seu cliente irá reconhecer na sua marca características que ele mesmo possui, e estará mais propenso a realizar novos negócios e indicar sua empresa para outros clientes.
Aproveite os momentos de comunicação para apresentar os benefícios oferecidos por suas soluções e o quanto sua empresa valoriza o relacionamento com o cliente. Seu cliente irá perceber e valorizar.
3º Venda menos e eduque mais
Parece um contrassenso pedir a você para “vender menos”, mas a explicação vem em seguida. Estamos falando aqui sobre a forma tradicional de vender, ou seja, oferecer seus produtos aos consumidores e batalhar por um acordo lucrativo. A nossa dica pra aumentar as vendas da sua empresa é, na verdade, fazer com que seu cliente perceba a necessidade que tem dos seus produtos, ou que desenvolva o desejo de buscar suas soluções a partir dos subsídios que você mesmo entrega a ele.
Um exemplo de aplicação dessa estratégia é a entrega de conteúdo relevante, que o ajude a enxergar seus desafios diários e se conectar com a sua empresa, enxergando-a como referência no assunto. Ou, ainda, a realização de webinars gratuitos, de videoconferências ou qualquer coisa que seja capaz de abrir um canal de comunicação com o seu cliente ou possível cliente e que possa entregar a ele algum valor, conhecimento e a percepção positiva da sua companhia.