Sem tempo para ler? Clique no Play e escute sobre como o Coaching pode ajudar sua vida profissional:
Profissionais de sucesso costumam ter um planejamento claro e bem estruturado em relação à própria carreira. Eles estão sempre atentos às tendências de mercado, às competências mais valorizadas pelas empresas onde atuam, analisam as possibilidades de ascensão, fixam alvos e procuram o equilíbrio entre suas ambições e valores pessoais.
O plano de carreira serve para alinhar todos esses fatores, auxiliando o profissional a encontrar um propósito, estabelecer prioridades, organizar estratégias e otimizar os resultados. Por isso, é importante compreender essa ferramenta, que aliada ao coaching, pode ser muito útil para o amadurecimento e também para a definição de novas trajetórias.
O plano de carreira
O plano de carreira pode ser encarado como um projeto, um guia prático, que direciona o profissional aos seus objetivos. Em linhas gerais, consiste na definição de metas, baseadas em expectativas, anseios e motivações individuais.
Neste planejamento é preciso demarcar etapas e prazos a serem cumpridos, mas para ser realmente eficiente, o plano de carreira deve considerar uma série de fatores, como o desenvolvimento profissional, a disciplina, a dedicação, a visão estratégica e principalmente o foco.
Muitas empresas possuem um plano de carreira corporativo, onde constam informações sobre as chances internas de crescimento, exigências, responsabilidades e requisitos para cada cargo. Desta forma, todos os colaboradores são capazes de compreender quais os estágios devem ser obedecidos e como se preparar para concorrer a novas oportunidades.
Porém, o plano corporativo não dispensa o plano individual, que serve como uma referência, auxiliando o profissional a alcançar o seu sucesso. Para tanto, esse planejamento deve incluir outros aspectos, como qualidade de vida, saúde, lazer, satisfação pessoal e bem-estar.
A importância do coaching no plano de carreira
Um plano de carreira elaborado corretamente permite que o profissional identifique seus reais objetivos e com a adoção do coaching, esse processo se dá através do autoconhecimento. Assim, é possível definir as fases do planejamento, cronogramas e ações necessárias.
Também é mais fácil perceber quais competências devem ser aprimoradas para que essas metas sejam atingidas. Conhecimentos técnicos e gerenciais, especializações, atualizações, além de habilidades específicas como potencial de liderança, inteligência emocional, persuasão e poder de decisão, são apenas alguns dos itens que merecem destaque.
O coaching é importante, pois possibilita uma visão mais aprofundada das próprias restrições, perspectivas, fortalezas e fraquezas. E com esse entendimento, é possível construir um plano mais realista e direcionado as verdadeiras ambições do profissional.
O planejamento e a execução
A elaboração de um plano de carreira deve seguir alguns passos. Confira quais são eles:
Análise das motivações e metas
O autoconhecimento é fundamental para uma autoavaliação segura e livre de influências externas. Deste modo, é possível identificar princípios, prioridades, limitações e admitir que “sucesso” tem diferentes definições. É importante ser sincero, analisar possibilidades, medir os níveis de satisfação, resiliência e energia interna, mas também valorizar o próprio talento.
Definição de metas e estratégias
Metas são importantes para fortalecer o planejamento e criar uma linha de trabalho. Pode ser um cargo, uma promoção, um novo emprego ou a abertura de um negócio próprio.
No entanto, é preciso considerar fatores como capacitação, experiências anteriores, networking e claro, competências comportamentais. Além disso, é fundamental desenvolver a autoconfiança, reorganizar a rotina, administrar o tempo e assumir uma postura positiva.
Administração dos resultados
No dia a dia é necessário acompanhar os resultados, progressos e novas conquistas, bem como perceber as falhas e erros de planejamento ou de execução. Assim, é possível fazer um balanço geral, compreendendo os pontos fortes e fracos do plano. Mais uma vez, o coaching pode ser um recurso importante para uma análise transparente e imparcial. Vale lembrar que o plano de carreira não deve ser engessado.