Sem tempo para ler? Clique no Play e escute sobre as empresas que contratam serviços de Coaching:
Minha crença pessoal é que todas as empresas grandes contrataram ou contratam coaching, seja com equipes ou diretores, mas na maioria das vezes é quase impossível conseguir informações internas dos motivos e resultados dessas contratações.
Estão nesse artigo, apenas empresas que deixam claro o investimento em coaching para funcionários e diretores, afim de melhorar resultados.
Você verá que existem diferentes finalidades para serviços de coaching, as vezes um diretor executivo quer melhorar ainda mais seus resultados, outras vezes, as empresas querem acelerar o processo de desenvolvimento de seus funcionários.
No mundo que vivemos atualmente, quanto mais ferramentas e aplicações produtivas melhor, e o coaching está certamente no topo dos métodos desenvolvedores.
Continue lendo para conhecer como essas empresas usam o coaching internamente.
Existem diversas aplicações para um processo de Coaching dentro das empresas, a BMW mostra isso com sua iniciativa para promover sistematicamente as mulheres.
Eles oferecem um programa de incentivo atraente de desenvolvimento dentro da empresa para mulheres jovens.
Eles agem para melhorar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal com serviços de cuidados infantis e flexibilização de tempo de trabalho, mais treinamento apropriado com maior participação das mulheres em aprendizagem técnica junto com um programa de Coaching e Mentoring.
“Todo atleta famoso, todo artista famoso tem um coach, alguém para observar o que você está fazendo e falar ‘é isso mesmo que você quis dizer? Você fez isso mesmo?’ Dar a eles uma perspectiva” – Eric Schmidt
Como citei acima, acredito que todas as empresas grandes contrataram ou contratam serviços de coaching, e na Google, uma instituição totalmente inovadora, não ficaria de fora. Eric Schmidt, atual presidente executivo afirma e encoraja investir em coaching.
Ele disse que quando aconselharam ter um Coach, não gostou da ideia, mas hoje afirma que Bill Campbell, seu Coach pessoal, o ajudou a alcançar seu nível atual, lidando melhor com problemas profissionais e até pessoais. “Foi uma das melhores decisões que eu já tomei”, afirma Eric Schmidt.
Se um Coach já faz diferença em uma organização, imagina um conselho, um grupo de Coaches que apenas estão esperando sua busca por excelência para começar te ajudar com seus objetivos profissionais.
A Forbes está disponibilizando uma oportunidade incrível para Coaches que desejam alavancar suas carreiras. Você pode ser um membro de um conselho de Coachs que enviam dicas, escrevem artigos e ajudam coachees interessado em melhorar seus resultados.
Os membros são selecionados para o Conselho com base em experiência e em seguida são convidados a compartilhar suas ideias. Ao ser escolhido, você terá um perfil executivo na Forbes.com que terá suas habilidades, experiências, redes sociais e seu site para que os visitantes possam se conectar diretamente com você.
Além disso, você também terá à disposição outros Coaches de vários lugares do mundo, poderá pedir ajuda, dicas, trocar ideias e fechar negócios.
Pensa em um programa bem legal criado por uma empresa para ajudar seus funcionários. Acredito que foi isso que a L’oréal Paris quis disponibilizar e fez muito bem.
Existem um programa nesta empresa para ajudar mães jovens a balancear suas vidas profissionais e pessoais. Coaches são contratados para apoia-las para que elas possam aproveitar este momento maravilhoso ao lado de seus filhos e mesmo assim retornar ao trabalho após a maternidade, com a qualidade necessária para produzir e ajudar a empresa.
Coaching de carreira também é oferecido aos funcionários. Esse serviço é usado para definir objetivos, funções preferidas, quais habilidades precisam ser desenvolvidas e como.
Jeff Bezos CEO da Amazon, é umas das pessoas mais ricas do mundo. Certamente, ser um funcionário dessa empresa é um desafio constante. Ou você melhora, ou está fora.
Deve ser por isso que iniciaram um programa para ajudar as pessoas que não estavam se adequando a cultura de trabalho agressiva.
Pivot é o nome da implementação na amazon, que junta os funcionários de baixo desempenho a um especialista no assunto.
Esses funcionários estão prestes a serem demitidos se não melhorarem seus resultados e por isso recebem mais uma oportunidade com profissionais que além de conhecimentos em Coaching, tem também pelo menos 7 anos de experiência com mediação, serviços sociais e Recursos Humanos.
O nome do programa é Cielo coaching, o objetivo é desenvolver Coaches e Coachees focando em aperfeiçoar a liderança, criar a oportunidade de reflexão sobre carreira na Cielo e fortalecer a cultura do Coaching na empresa.
Este programa capacitou 67 líderes com ferramentas de Coaching para trabalhar no programa e já tiveram 200 participantes.
Quem participa tem a oportunidade de uma melhora constante em sua carreira, potencializando capacidades e o que é preciso para chegar onde quer.
Além disso, este processo é uns dos principais responsáveis pela retenção de talentos dentro da empresa manter uma média de 97%, chegando 9.4 de nota de satisfação geral.
Quero lembrar que minha crença pessoal é que todas as empresas grandes contrataram ou contratam serviços de coaching, mas só listei aquelas que deixam claro como usam.
Interessante perceber que a metodologia coaching é usada para diferentes finalidades. Na L’oréal Paris por exemplo, eles têm um programa para ajudar mães jovens a conciliar a vida pessoal e profissional.
Não importa se você é um CEO querendo melhorar ainda mais seus resultados, um funcionário iniciante tentando descobri que carreira quer seguir ou se é uma mãe jovem com dificuldades para voltar ao trabalho depois da maternidade. Um processo de coaching bem aplicado pode te ajudar e render resultados maravilhosos para você e sua empresa.
Fontes:
https://www.bmwgroup.com/en/responsibility/employees.html#ace–39523591
https://forbescoachescouncil.com/
https://www.loreal.ca/oldcareers/what-we-offer/career-development